Campanha de Vacinação contra Gripe é estendida para toda população em Cuiabá

Desde o dia 1º de julho, a campanha de vacinação contra a Influenza está estendida para qualquer pessoa em todo território brasileiro. Cuiabá seguiu a estratégia e está disponibilizando as doses nos 93 postos de vacinação até o próximo dia 24/07 ou enquanto durarem os estoques. A vacina protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B. 

Apesar da estratégia de imunização ter sido dividida em três fases para atender no mínimo 90% dos grupos tidos como prioritários, a procura permaneceu abaixo da meta estabelecida em todo país. 18 milhões de pessoas entre trabalhadores de saúde, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, pessoas de 6 a 59 anos com doenças crônicas ou deficiências e professores de escolas públicas e privadas não compareceram aos postos para receberem as doses.

Foto: Gustavo Duarte/ Secom Cuiabá

Em Cuiabá, os profissionais da saúde e os idosos ultrapassaram a meta de imunização com índices de 170% e 133%, respectivamente. Mas, houve baixa adesão nos grupos compostos por crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com 37,57%, e 34,36% respectivamente.

A expectativa agora é que a meta se aproxime do ideal com a prorrogação. “Acreditamos que a população que acabou perdendo o prazo do seu grupo de risco busque os postos com mais essa prorrogação. Dessa forma, poderemos nos aproximar da meta de 90% de cada público prioritário que é o considerado ideal para o Ministério da Saúde. Por isso, convoco aos que ainda não se vacinaram que compareçam com seus cartões de vacina e cartão SUS para se imunizarem”, frisou Sandra Horn, responsável técnica do Programa de Imunização do Município.

Segundo Horn, a baixa procura nas unidades de saúde por parte da população ocorreu tanto no caso da Influenza, quanto para outros tipos de vacina. Uma das explicações para esse quadro é o receio das pessoas em se exporem ao novo coronavírus, causador da Covid-19, o que tem ocorrido em todo país. Mas ela ressalta que as equipes dos postos de saúde estão tomando as medidas de biossegurança necessários, como controle de entrada para evitar aglomerações e disponibilização de álcool para higienização das mãos dos usuários, além da obrigatoriedade do uso de máscaras. (Com informações da Assessoria)

P.S.: Olá, mamães! Tudo bem? Eu estava bem sumida aqui do blog, né? Antes era porque estava cuidando o dia inteiro da Laura, agora é porque estou trabalhando. Então, eu devo aparecer por aqui nos meus horários/dias de folga, também devo aproveitar alguns textos que escrevo para o site da Prefeitura de Cuiabá, onde estou trabalhando atualmente. Conto com a compreensão de vocês. Esses tempos de pandemia estão uma loucura. Se cuidem e cuidem dos seus filhos! Beijão!